Nossa História

A história do Clube Atlético Carlos Renaux sempre foi construída com muita luta e suor. A paixão pela camisa tricolor sempre foi algo muito latente e é o que mantém o clube em atividade até os dias atuais.
O primeiro presidente do clube foi Guilherme Fernandes e a primeira partida oficial ocorreu em 22 de agosto de 1914, no empate sem gols diante do Tijuquense. Já o primeiro gol saiu na vitória do Vovô por 1 a 0 diante do Itajaí.

Títulos catarinenses

1950 – A primeira conquista

Primeira Conquista - Time de 1950

Em 1950 o Carlos Renaux consolidou de vez seu nome no cenário estadual ao conquistar pela primeira vez o título de campeão catarinense. Para levantar a taça, o Vovô venceu o poderoso Figueirense nos dois jogos das grandes finais.

Ambos os jogos terminaram em 1 a 0 para o Carlos Renaux. A primeira partida foi disputada no estádio Augusto Bauer, em Brusque, em 27 de maio de 1951, já o duelo de volta ocorreu na semana seguinte, em 3 de junho do mesmo ano, estádio Adolfo Konder, em Florianópolis.

1953 – Campeão catarinense invicto

1953 – Campeão catarinense invicto

Três anos após a conquista da primeira taça, o Vovô voltou a encantar o estado com um futebol vistoso, que culminou com o segundo título da equipe.

Depois de ficar no quase em 1952, com o vicecampeonato do estado, o time atleticano fez uma campanha perfeita e levantou o troféu mais uma vez, agora de forma invicta. A campanha ficou marcada por exibições de gala e goleadas históricas como as duas diante do União, de Ibirama, na fase qualificatória.

Os jogos acabaram em 9 a 3 e 7 a 2 para o Vovô. Nas quartas de final, outra goleada impiedosa. O time atleticano aplicou 7 a 1 no Cruzeiro, de Joaçaba.

O placar foi tão elástico que a equipe adversária decidiu não comparecer ao jogo de volta. Imparável, o tricolor fez 6 a 2 sobre o Baependi, de Jaraguá do Sul na ida e voltou a vencer na volta, desta vez por 2 a 0, garantindo vaga mais uma vez à grande final.

A decisão foi contra outra equipe tradicional do futebol catarinense, o América, de Joinville. Após duas vitórias apertadas, o Vovô levantou a taça. Os jogos acabaram em 4 a 3 e 3 a 2 para a equipe atleticana, bicampeã catarinense.

1950 – A primeira conquista

Jogos memoráveis

13/01/1953
Carlos Renaux 0x3 Flamengo
Amistoso – Festividades de inauguração da arquibancada social do estádio Augusto Bauer

30/03/1958
Carlos Renaux 5×5 Botafogo
Amistoso – Jogo considerado como “jogo do século do futebol catarinense”

1978
Carlos Renaux x Botafogo (Amistoso)
Carlos Renaux x Fluminense (Amistoso)
Carlos Renaux x Vasco (Amistoso)

1982
Carlos Renaux 4×1 Seleção do Uruguai

14/10/2013
Carlos Renaux 1×2 Seleção Brasileira Sub-20
(Amistoso – Jogo do Centenário.)

Na oportunidade, o Vovô foi representado por um selecionado de atletas Sub-20 de todo o estado)

Jogadores que brilharam com a camisa tricolor

Goleiros
Arno Mosimann, Bragança, Joceli dos Santos, Jurandir, Ronaldo

Defensores
Afonsinho, Sardo, Ivo Willrich, Bob, Lico, Ricardo Hoffmann, Veneza, Merísio

Meias
Bologmini, Badinho, Pereirinha, Forró (anos 80), Messias, Helio Olinger

Atacantes
Teixeirinha, Petruscky, Joyne, Aderbhal Schaefer, Teixeirinha, Julinho Hildebrand, Paulo Garça,

Técnicos
Joel Castro Flores, Juares Vilella,